Acompanhe-nos
Facebook Twitter Youtube
Secretarias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas

Av. D. João VI, 275 - Brotas

Fone: (71) 3276-8265

posgrad2@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula

Fone: (71) 3257-8206

posgrad3@bahiana.edu.br

Apresentação voltar voltar

A Bahiana é uma instituição vocacionada para o ensino, a pesquisa e a extensão em saúde para a comunidade baiana, e vem ampliando suas ações no âmbito local, regional, nacional e internacional.  Com  mais de 60 anos de efetiva atividade educacional na área da saúde, a Bahiana mantém e supervisiona cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Educação Física. Também contribui com a formação de pesquisadores através dos Programas Stricto Sensu com o Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, o Mestrado Profissionalizante em Odontologia, o Mestrado Acadêmico em Tecnologias em Saúde, além de estar desenvolvendo um projeto de Mestrado Profissional em Saúde associado às residências médicas e multiprofissionais.

Oferece também constante complementação à formação profissional através de diversos cursos de especialização lato sensu, além de residências, dezenas de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional. 

A missão institucional é ser uma instituição de ensino vocacionada para a área da saúde, formando profissionais qualificados com base em princípios e valores éticos e humanísticos, em uma perspectiva individualizada e transdisciplinar. Também busca cumprir sua responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural e ambiental, buscando atender às demandas da sociedade, a partir de ações diferenciadas de ensino, pesquisa e extensão.

O desenvolvimento da pesquisa na Bahiana vem favorecendo alunos de graduação e pós-graduação a exemplo de programas como o PIBIC e sua respectiva Jornada Anual (décima edição), o Programa Ciência sem Fronteiras, a Mostra Científica e Cultural anual (com 14 edições completas), o Fórum de Pesquisadores (três edições) e a Biblioteca que, além de numeroso acervo, inclui o sistema de “Periódicos Capes” com acesso local e remoto. Nas unidades acadêmicas encontram-se televisores com canal direto com a CAPES - por meio do programa da WebTV e de um convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, todos os docentes recebem em seus e-mails os lançamentos de todos os editais de fomento à pesquisa. Os professores interessados em desenvolver projetos de pesquisa também podem contar com o apoio do Núcleo de Projetos em Saúde que auxilia na elaboração e prestação de contas de projetos submetidos a edital de fomento.

Com os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, a Bahiana vem se desenvolvendo na formação de pesquisadores docentes e discentes atendendo às demandas das comunidades nas quais a IES está inserida, desenvolvendo habilidades, competências e postura investigativa visando à melhoria da qualidade de vida da população. A atuação dos professores vinculados às linhas de pesquisa dos diversos grupos e cursos tem sido crucial no aprofundamento de questões teóricas aplicáveis diretamente às soluções de problemas regionais e de interesse da comunidade.  O fortalecimento das parcerias interinstitucionais através de convênios formais também tem complementado a capacidade de infraestrutura para o desenvolvimento das pesquisas.

Com dois comitês de ética em pesquisa, um em seres humanos e um em animais, a Bahiana mantém alto rigor na avaliação dos projetos de pesquisa desenvolvidos na presente IES e em outros locais. Beneficiou mais de 500 estudantes que participaram das pesquisas e do ensino com bolsas de iniciação científica, bolsas de mestrado e doutorado, do Programa de Educação Tutorial, de residências e de monitoria tanto internas quanto da Fundação de Amparo à Pesquisa e do Estado da Bahia. O reconhecimento deste crescimento se evidencia por meio das contrapartidas de ações governamentais como a inclusão da Bahiana no Parque Tecnológico.  

A Mostra Científica e Cultural, evento anual, tem elevado número de trabalhos apresentados, alcançando patamares de 300 trabalhos por ano, envolvendo discentes e docentes da graduação e pós-graduação, PIBIC e Ligas Acadêmicas, com participantes internos e parceiros. Também se observam uma evolução dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) tanto da graduação como da pós-graduação que têm gerado crescentes números de publicações e premiações em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. 

Além dos cursos próprios, a Bahiana tem realizado chancelas visando dar suporte acadêmico a centros técnicos de referência.

INFORMAÇÕES:

Secretaria de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas 

Av. D. João VI, 275 – Brotas

Fone: (71) 3276-8265

Posgrad2@bahiana.edu.br


Unidade Acadêmica Cabula 

Av. Silveira Martins, 3386 – Cabula

Fone: (71) 3257-8206

Posgrad3@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936