Bahianescer voltar

O programa de extensão BAHIANESCER tem por objetivo promover a inserção dos estudantes de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Biomedicina, Psicologia e Fisioterapia no grupo de adolescentes da UBS Mata Escura (Adolescer com Arte). Um convite ao desenvolvimento de atividades de forma interprofissional, com ênfase no conceito ampliado de saúde e na política de saúde do adolescente.

A prerrogativa postulada é a de que os encontros entre os acadêmicos da Bahiana em diferentes etapas do processo formativo e o Adolescer com Arte possibilitam conhecer e adentrar o território, a inter-relação positiva, as trocas de experiências, discussões e debates relativos a temas diversos que perpassam o "viver a adolescência na Bahia e no Brasil", suscitando reflexões e um despertar para a formação profissional e sua inserção no mundo do trabalho.

HISTÓRICO: o nascimento do BAHIANESCER

O programa de extensão BAHIANESCER foi concebido pelas enfermeiras Rosicleide Freitas (coordenadora), Ana Maria Santos, Aidê Nunes da Silva e Andreia Lima. O ideário inovador, somado à motivação pelo trabalho desenvolvido pelo agente comunitário de saúde, Lenilson Bento, no Grupo Adolescer com Arte, implantado em 2009, no bairro da Mata Escura, vislumbraram a perspectiva do desenvolvimento dessa parceria.

Nesse ínterim, a Bahiana acolhe a expertise do Adolescer com Arte, cuja essência é trabalhar as potencialidades e os talentos dos jovens para as artes, como estratégia de aproximação a um ambiente seguro e saudável para as discussões e o aprendizado sobre promoção à saúde. Nasce, então, o BAHIANESCER.

Mediante processo de seleção, no 1º semestre de 2015, dez alunos de Enfermagem e um de Medicina, sob mediação docente, iniciaram as atividades no bairro da Mata Escura.  Atualmente, o BAHIANESCER tem, em sua composição, seis alunos de enfermagem, um de psicologia, um de biomedicina e dois de medicina.

BAHIANESCER: agenda de atividades semanal 

Na comunidade da Mata Escura, são realizadas, nas tardes de segunda-feira, ações voltadas à promoção de saúde com foco na política de atenção integral a jovens e adolescentes. Diversos temas são discutidos através de estratégias lúdicas, tais como: roda de conversa, chuva de ideias, psicodrama, dinâmicas de grupo.

No primeiro ano de programa, foram realizados 18 encontros, que culminaram com a apresentação do musical "Periferia: Território dos Anjos" - roteirizado a partir das vivências e discussões promovidas - no Teatro Caetano Veloso (UNEB), no teatro ACOPAMEC (Mata Escura) e na XV Mostra Científica e Cultural da Bahiana. Na XV MCC, o Bahianescer também participou com um stand de experiências exitosas, uma oficina de psicodrama para os estudantes da Bahiana e uma roda de conversa sobre projeto de vida.

    

    

ver todas as ações | Voltar para o topo

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936