Extensão > Ações comunitárias

Programa Interdisciplinar Candeal - Programa interprofissional em saúde

O trabalho refere-se a uma atividade de Educação em Saúde implantada em 2006.02, a partir de parcerias intersetoriais entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e outras organizações de trabalho governamentais e não governamentais: Secretaria Municipal de Saúde do Município, Hospital Roberto Santos, Escola Roberto Santos, Colégio Luiz Viana, IPERBA, associações de bairro, dentre outras. As ações ocorrem em 27 grupos educativos instalados respectivamente no Distrito Sanitário de Brotas e no do Cabula, distritos onde estão situadas as unidades acadêmicas da EBMSP.Essa atividade, atualmente de natureza curricular, tem como eixo pedagógico a interdisciplinaridade e envolve, nas suas equipes de trabalho, professores e estudantes de diferentes cursos da graduação - Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia e Enfermagem.



Projeto Odonto Unida

O projeto visa desenvolver ações de promoção de saúde e clínicas preventivasem comunidades, permitindo aos estudantes o conhecimento de realidades distintas compreendendo a importancia do compromisso social enquanto profissionais de saúde.



Projeto Primeiros Socorros para Todos

Visa fornecer noções básicas de primeiros socorros a população em geral, informando medidas para prevenção de acidentes, e formação de agentes multiplicadores.



Curso para Gestantes – Saúde da Mulher

O projeto busca inserir os acadêmicos em Medicina no contexto da Saúde Comunitária como promotor de saúde preventiva;
Promover Educação em Saúde; Estabelecer maior aproximação entre a academia e a comunidade;Informar e sanar dúvidas das gestantes, levando a um maior conforto e segurança durante o processo gestacional, parto e puerpério; Orientar quanto aos cuidados com o RN; Estimular vínculo afetivo entre mãe-filho desde o período intrauterino; Promover o autocuidado, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da mulher e do bebê.


Feira de Saúde na Paróquia Nossa Senhora de Brotas

Ação de promoção, detecção e prevenção em saúde.


  54 Ligas Acadêmicas

Atuam em diferentes comunidades, em ações interdisciplinares ou de cada especialidade em saúde.


Programa Criança Zero Cárie

Proporciona assistência odontológica através de ações preventivas e educativas em saúde bucal aos pacientes infantis atendidos no componente curricular de Odontopediatria (3 a 12 anos) que finalizaram seus tratamentos reabilitadores estéticos-funcionaise educar pais e responsáveis a respeito das medidas preventivas da doença cárie.


Anjos da Enfermagem - Educação através do lúdico

Atividade de ação voluntária para educação em saúde através do lúdico, desenvolvido pelo Instituto Anjos da Enfermagem em Parceria com Conselho Federal de Enfermagem, Conselhos Regionais de Enfermagem e Universidades do Bem.


ParaPraia

Projeto em parceria com a Secretaria da Cidade Sustentável - Prefeitura Municipal de Salvador, visa desenvolver no estudante de fisioterapia, voluntários no projeto, e nos professores o entendimento da responsabilidade social e assistência integral como parte da formação profissional, trabalhando com o público de portadores de eficiência física e cognitiva proporcionando um banho de mar assistido.



O Dia da Entrega

Dia em que a EBMSP entrega alimentos não perecíveis e leite em pó integral às instituições carentes parceiras, como o centro de HTLV do ADAB,o GACC (Grupo de apoio a Criança com Câncer), a IBCM (Intituição Beneficente Conceição Macêdo), dentre outras.