Extensão > Apresentação

A política de extensão da instituição tem como estratégia desenvolver atividades que promovam a interação com a sociedade, e seus diferentes espaços comunitários, articulando-se com os movimentos sociais e setores organizados, e tem como princípio norteador a responsabilidade socioambiental.

Na Bahiana, as ações de extensão  são contínuas, construídas no planejar e fazer do ensino e da pesquisa, na expressão de vanguarda da práxis acadêmica em saúde, onde todos aprendam juntos temas de interesse comum do(s) grupo(s) e das comunidades, propiciando também a participação da população na condição de sujeito.

A IES, em consonância com sua política de extensão, vêm desenvolvendo projetos e programas na busca permanente de parcerias e convênios, principalmente com os setores públicos e privados, a exemplo do SUS onde a Bahiana se insere atuando de forma multiprofissional e interdisciplinar, participando das ações  da Atenção Básica, da Integralidade do Cuidado e da Promoção da Saúde. 

A partir da identificação das demandas e necessidades,  dentro das comunidades locais, regionais, e sobretudo no seu entorno, a Bahiana,  através da área de extensão, desenvolve  um processo permanente de troca de conhecimento na interação ensino-serviço-comunidade. 

Em todos os cursos de graduação e pós graduação da Bahiana organiza atividades de extensão que atendem às necessidades de aperfeiçoamento de estudantes ou profissionais em atuação no mercado de trabalho, e aqueles voltados para a capacitação da comunidade em geral e da região.

A extensão da Bahiana está organizada em núcleos:

  • Núcleo de ensino - cursos, programas em comunidades, programas em serviços de saúde, programa de educação tutorial, programa de educação para o trabalho em saúde (PET-Saúde/Redes) e ligas acadêmicas.
  • Núcleo de serviços de atenção a saúde - ADAB (multiprofissional e odontologia) e Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP).
  • Núcleo de Responsabilidade Social - programas e projetos científicos e sociais.
  • Núcleo de difusão do conhecimento cultura e arte - eventos, museu da saúde, canal ISaúde.