Extensão > Prestação de Serviço Docente-Assistencial

CENTROS DE ATENÇÃO À SAÚDE


Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana – ADAB MULTIPROFISSIONAL

O ADAB, Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana , presta assistência médica integrada e multidisciplinar, a nível ambulatorial aos indivíduos visando o bem-estar físico e mental, de forma humanística e ética com desempenho eficiente e efetivo de suas funções. O Ambulatório vem investindo na aquisição de novos equipamentos e em treinamento de pessoal visando um melhor atendimento realizando ainda reformas e ampliação de suas instalações físicas com a finalidade de dar um maior conforto e comodidade à sua clientela, presta serviços ao SUS, convênios e realizar consultas particulares. Este ambulatório realiza consultas nas diversas especialidades assim como exames laboratoriais, vacinas e exames de bioimagem.

 


Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana – ADAB ODONTOLOGIA

O Ambulatório é composto por 126 consultórios odontológicos que atendes as diversas especialidades: Estomatologia, Endodontia, Periodontia, Odontopediatria, Prótese dentária, Cirurgia bucomaxilofacial, Reabilitação bucal, Implantodontia, entre outras. Conta também, com 6 salas de radiologia, 1 centro cirúrgico e 1 CME.

 

Centro Integrativo e Multidisciplinar de Atendimento ao Portador de HTLV e Hepatites Virais

Presta atendimento integrado e interdisciplinar aos portadores dos viírus e seus familiares, que envolve diagnóstico laboratorial, assistência médica, neurológica, hematológica e oftalmológica, fisioterápica, terapêutica ocupacional e apoio psicológico aos pacientes e aconselhamento aos familiares e cônjuges.

 

Clínica Avançada de Fisioterapia – CAFIS

A CAFIS objetiva sua atividades ao ensino, pesquisa, extensão e assistência fisioterapêutica à comunidade, além do seu papel docente assistencial, a clínica oferece serviços à pacientes particulares, de convênios e do Sistema Único de Saúde- SUS, e presta assistência de forma integrada nas diversas áreas. Desenvolve atividades interdisciplinares com o ADAB, Serviço de Psicologia, e Serviço de Terapia Ocupacional. 

 

Serviço de Terapia Ocupacional – SERTO

Avalia, reabilita e reintegra pacientes nas áreas de excepcionalidade, saúde do trabalhador, neurologia, órteses e adaptações. Há um laboratório de atividades da vida diária, reprodução do ambiente de uma casa que é uma importante ferramenta para garantir a reabilitação motora possibilitando atividades do dia-a-dia e recuperação de sua autonomia.

 

 Serviço de Psicologia – SPSI

Serviço de Psicologia da BAHIANA foi criado  visando responder as exigências da formação profissional de psicólogos mediante a integração teórico prática e o exercício da ação reflexão ação, buscando novas formas de inserção social do psicólogo, o diálogo com outros campos do saber e a atuação em equipes interdisciplinares.Constitui-se como um articulador de práticas desenvolvidas no Curso, que são operacionalizadas através da participação dos alunos em disciplinas instrumentais, atividades complementares e estágios de acordo com as ênfases definidas para o Curso (Práticas de Psicologia em Saúde e Práticas de Psicologia em Trabalho e Organizações). Estes podem ser realizados no próprio Serviço de Psicologia ou em instituições parceiras, sempre com a supervisão direta de um professor supervisor e um psicólogo responsável na instituição.

 

Núcleo de atenção Psicopedagógico – NAPP

As ações desenvolvidas destacaram-se as Ações Institucionais e das Atividades Clínicas(professores e alunos), pela regularidade das Ações Psicopedagógicas, que geram resultados positivos em diversos aspectos.Sua ações consolidam o caráter interdisciplinar do NAPP. São inovadoras as ações no caminho da humanização no processo de formação de profissionais da saúde.

 

Centro de Atenção à Juventude - CAJU

Consiste em um centro de atividades inovadoras e atenção exclusiva voltada às necessidades dos jovens baianos. A iniciativa emerge com uma proposta interdisciplinar de espaço para promoção da saúde mental de jovens de 15 a 29 anos, dentro da perspectiva dos direitos humanos, alinhado com as políticas públicas e movimentos sociais, voltados para a juventude. O CAJU é formado por uma equipe multioprofissional composta por psicologos, psiquiatras, pediatras, hebeatras e enfermeiros.

 

Complexo Comunitário Vida Plena - CCVP

O Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP) é uma unidade docente-assistencial, idealizada e mantida pela Sociedade Hólon em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal tem como objetivo promover a integração do ser, do saber e do viver numa perspectiva evolucionista biopsicossocioespiritual. O programa desenvolve, como parte da experiência de aprimoramento de seus membros, atividades educativas, científicas e assistenciais enfatizando a assistência e ensino no cotidiano, a interdisciplinaridade nas ações profissionais, a multidimensionalidade dos problemas e a intersetorialidade das ações. Por isto mesmo, seu foco de atuação é a construção de recursos humanos capazes de atuar no futuro em consonância com o paradigma da complexidade, defendido na atualidade como o melhor modelo de atenção aos problemas comunitários.O sucesso do empreendimento pode ser avaliado pela crescente expansão do número de estudantes de graduação em Medicina, Fisioterapia, Psicologia,Odontologia e Enfermagem.