Acompanhe-nos
Facebook Twitter Youtube
Secretarias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas

Av. D. João VI, 275 - Brotas

Fone: (71) 3276-8265

posgrad2@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula

Fone: (71) 3257-8206

posgrad3@bahiana.edu.br

Mestrado e Doutorado voltar voltar

A Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, estabelecida de acordo com os padrões de qualidade exigidos pelos órgãos oficiais e em sintonia com as novas exigências de inserção na sociedade contemporânea.
 
Apresenta, atualmente dois programas de Stricto Sensu já implantados, sendo:

Doutorado em Medicina e Saúde Humana

Apresentação

A criação do Curso de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana (CPgMSH) é consequência do processo Reconfiguração Curricular e Capacitação de Pessoal que se consolidou no Projeto de Educação Continuada da BAHIANA, iniciado em 1999, e culminou, em 2005, com a obtenção do conceito máximo de qualificação pelo MEC, em termos de estrutura física, corpo docente e projeto pedagógico.

O Curso de Pós-graduação Stricto Sensu foi recomendado pela Capes, de acordo com a Portaria Ministerial nº 2264 de 19/12/1997, mas só iniciou suas atividades docentes no ano 2000 como um Curso de Mestrado e Doutorado em Medicina Interna (CPgMI).

Conceito CAPES - triênio 2007/2009, 04 (quatro), chancelado pelo CTC e pela Comissão de Área da CAPES em 2010.

Área de Concentração

CLÍNICA MÉDICA

    Epidemiologia Molecular e Patologias Associadas à Fibrose Cística e Falcemia no Estado da Bahia
  • Essa linha tem como objetivo integrar estudos epidemiológicos, moleculares e clínicos das fibroses cística e falcemia, visando melhor conhecimento da genética dessas patologias na população da Bahia.
    Epidemiologia, Fisiopatologia, Prevenção e Tratamento da Hipertensão Arterial
  • Essa linha tem como objetivo avaliar aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e terapêuticos da hipertensão arterial na Bahia, visando diminuir as lesões de órgãos-alvos e sua alta mortalidade.
    Imunorregulação em Infecções por Microorganismos Intracelulares
  • Essa linha tem como objetivo avaliar os mecanismos de doença gerais ou específicos desses patógenos intracelulares e estratégias de intervenção, visando identificar marcadores de susceptibilidade e resistência e estratégias preventivas e terapêuticas.

NEUROCIÊNCIAS

Linhas de pesquisa

    Aterotrombose: Aspectos Clínicos, Epidemiológicos e Marcadores Inflamatórios
  • Essa Linha tem como objetivo identificar novos aspectos clínicos, epidemiológicos e o papel da resposta inflamatória no processo aterotrombose, visando determinar novas medidas terapêuticas e preventivas.

    AutoAnticorpos em Doenças Difusas do Tecido Conjuntivo e Anticorpos Antifosfolípedes
  • Objetiva-se estudar autoanticorpos (antifosfolípides, polimerase III, nucleossoma, citoplasma de neutrófilos) no lúpus e outras doenças do tecido conjuntivo.

mais informações

Mestrado Acadêmico Tecnologias em Saúde

Apresentação

Iniciando suas atividades em 2012.1, o mestrado em Tecnologias em Saúde recentemente aprovado pela CAPES tem como objetivo formar profissionais, em nível de mestrado com sólida formação técnico-científica e capacidade de atuação interdisciplinar em diversos campos da pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia na área de saúde humana.

Área de Concentração

TECNOLOGIAS EM SAÚDE HUMANA

O objetivo da área de concentração é gerenciamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação de processos, serviços e produtos tecnológicos em saúde. Essa área pretende testar aplicações clínicas de tecnologias em saúde; desenvolver alternativas para solução de problemas que causam disfunções orgânicas; estudar as repercussões biológicas, biomecânicas e psicológicas às tecnologias aplicadas à saúde; promover aprimoramento e validação de metodologias e instrumentos avaliativos e terapêuticos para tecnologias em saúde, assim como estimular a inovação na área de tecnologias em saúde.

Linhas de pesquisa

    LINHA 1: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
  • Essa linha tem por objetivo estudar o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos, processos e tecnologias em saúde. Visa à criação e aplicação de testes de novos modelos de avaliação clínica e experimental, tais como estudos sobre testes diagnósticos e/ou validação de instrumentos para diagnóstico e tratamento, para processos, produtos e serviços.

    LINHA 2: AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
  • Essa linha tem o objetivo de testar o desempenho de processos, serviços e produtos tecnológicos na área de saúde e avaliar repercussões clínicas e sociais do seu uso.

mais informações

Mestrado em Medicina e Saúde Humana

Apresentação

A criação do Curso de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana (CPgMSH) é conseqüência do processo Reconfiguração Curriculr e Capacitação de Pessoal que se consolidou no Projeto de Educação Continuada da BAHIANA, iniciado em 1999, e culminou, em 2005, com a obtenção do conceito máximo de qualificação pelo MEC, em termos de estrutura física, corpo docente e projeto pedagógico.

O Curso de Pós-graduação Stricto Sensu foi recomendado pela Capes, de acordo com a Portria Ministerial nº 2264 de 19/12/1997, mas só iniciou suas atividades docentes no ano 2000 como um Curso de Mestrado e Doutorado em Medicina Interna (CPgMI).

Conceito CAPES - triênio 2007/2009, 04 (quatro), chancelado pelo CTC e pela Comissão de Área da CAPES em 2010.

Área de Concentração

CLÍNICA MÉDICA

  • Epidemiologia Molecular e Patologias Associadas à Fibrose Cística e Falcemia no Estado da Bahia
  • Essa linha tem como objetivo integrar estudos epidemiológicos, moleculares e clínicos das fibroses cística e falcemia, visando melhor conhecimento da genética dessas patologias na população da Bahia.

NEUROCIÊNCIAS

  • Epidemiologia e Aspectos Clínicos e Diagnóstico de Doenças Neurológicas e Psiquiátricas no Estado da Bahia
  • Essa linha tem como objetivo determinar a prevalência de doenças neurológicas e dos distúrbios psiquiátricos, visando contribuir para o melhor entendimento do diagnóstico dessas enfermidades.

Linhas de pesquisa

    Aterotrombose: Aspectos Clínicos, Epidemiológicos e Marcadores Inflamatórios
  •   Essa Linha tem como objetivo identificar novos aspectos clínicos, epidemiológicos e o papel da resposta inflamatória no processo aterotrombose, visando determinar novas medidas terapêuticas e preventivas.

    Autoanticorpos em Doenças Difusas do Tecido Conjuntivo e Anticorpos Antifosfolípedes
  • Objetiva-se estudar autoanticorpos (antifosfolípides, polimerase III, nucleossoma, citoplasma de neutrófilos) no lúpus e outras doenças do tecido conjuntivo.

mais informações

Mestrado Profissionalizante em Odontologia

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Odontologia – áreas de concentração: Estomatologia, Periodontia, Implantodontia e Odontologia Clínica, em nível de Mestrado Profissional, é oferecido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública / EBMSP – Curso de Odontologia - e  destina-se à formação de pessoal de elevada qualificação para o exercício profissional na área odontológica.

 

Tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento científico, técnico e humanístico, visando à formação de recursos humanos para o melhor exercício profissional e da docência, utilizando a pesquisa como elemento significativo para aumentar a capacidade de avaliação de evidências científicas.

Área de Concentração

ESTOMATOLOGIA

  • Desenvolve estudos clínicos e laboratoriais sobre lesões que acometem o complexo bucomaxilofacial, bem como sobre o processo inflamatório, em suas diferentes fases; utiliza modelos em humanos, animais e laboratoriais, empregando técnicas de microscopia eletrônica de transmissão, histopatologia, imunohistoquímica e histomorfometria. Assiste pacientes em clínica estomatológica. TESTE

IMPLANTODONTIA

  • desenvolve trabalhos clínicos e laboratoriais no âmbito da osteointegração, particularmente relativos aos biomateriais e técnicas reabilitadoras indicadas em implantodontia; utiliza modelos em humanos, animais e laboratoriais, empregando técnicas de biotecnologia, e outras, pertinentes a cada estudo. Assiste pacientes em clínica de implantodontia.

Linhas de pesquisa

    Estomatologia
  • desenvolve estudos clínicos e laboratoriais sobre lesões que acometem o complexo bucomaxilofacial bem como sobre o processo inflamatório, em suas diferentes fases; utiliza modelos em humanos, animais e laboratoriais, empregando técnicas de microscopia eletrônica de transmissão, histopatologia, imunohistoquímica e histomorfometria. Assiste pacientes em clínica estomatológica.
     

    Implantodontia
  • desenvolve trabalhos clínicos e laboratoriais no âmbito da osteointegração, particularmente relativos aos biomateriais e técnicas reabilitadoras indicadas em implantodontia;  utiliza modelos em humanos, animais e laboratoriais, empregando técnicas de biotecnologia, e outras, pertinentes a cada estudo. Assiste pacientes em clínica de implantodontia.

mais informações

Voltar para o topo

Unidade Acadêmica Nazaré

Rua Frei Henrique, nº 08, Nazaré.
CEP: 40050-420
tel.: (71) 2101 2900
fax.: (71) 3241 6164

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936