Pesquisa > Trabalhos Científicos
Mostra Científica e Cultural da BAHIANA

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA) é uma instituição de Direito Privado, sem fins lucrativos, dedicada ao ensino superior de cursos na área da saúde. Tem como missão ser uma instituição de ensino vocacionada para a área da saúde, formando profissionais qualificados com base em princípios e valores éticos e humanísticos, em uma perspectiva individualizada e transdisciplinar. Demonstra sua responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural e ambiental, buscando atender às demandas da sociedade, a partir de ações diferenciadas de ensino, pesquisa e extensão.

Com uma sólida história de 62 anos de ensino e pesquisa na área de saúde, congrega cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. 

Em 2003, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, implantou o Programa de Iniciação Científica, ampliando assim, a formação do profissional de saúde para o nível de pesquisador, contribuindo com a produção científica brasileira pautada em soluções para os problemas que afetam a saúde dos baianos. Nesse mesmo ano foi criada a I Jornada de Iniciação Científica que se integrou à terceira Mostra Científica e Cultural da BAHIANA (MCC III). 

Desde então mantém um grande evento anual com participação de aproximadamente 2.000 pessoas, onde são apresentados aproximadamente 300 trabalhos científicos e envolvem o Fórum de Pesquisadores da Bahiana, a Jornada do Programa de Iniciação Científica, minicursos, atividades com as comunidades e todo o corpo docente e discente institucional. 

O objetivo das MCCs é desenvolver sistematicamente apresentações, discussões e avaliações de trabalhos, estimulando o desenvolvimento do espírito científico e cultural, socializando e promovendo ações extensionistas, construindo novos significados para o processo ensino-aprendizagem e desenvolvendo ações de promoção da saúde voltadas para as necessidades da comunidade de forma a cumprir com a responsabilidade socioambiental.

 

Você é nosso convidado a participar desse evento que este ano ocorrerá nos dias 01 e 02 de outubro de 2015!

 

Maria Luisa Carvalho Soliani
Coordenadora Geral da FBDC e Diretora da BAHIANA

Katia Nunes Sá
Coordenadora Comissão Científica da MCC

Maria Angélica Mendes
Coordenadora da Comissão Organizadora da MCC

site: http://www.mccbahiana.ufba.br/modulos/gerenciamentodeconteudo/docs/218_Anais-MCC-14.pdf

 

.