Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde

Programa

Modalidade de Pós-Graduação stricto sensu proposta pela Portaria CAPES-MEC nº 080, de 16 de dezembro de 1998, posteriormente atualizada pela Portaria nº 17, de 28 de dezembro de 2009, da CAPES (Coordenação de Pessoal de Nível Superior). Com duração de 24 meses, o curso é voltado para estudantes graduados em curso superior que querem aprofundar seus estudos, com enfoque técnico e inovador.

O Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde apresenta um desenho organizacional que oferece aulas majoritariamente às sextas e aos sábados; um quadro de docentes com reconhecidas expertises em sua área de atuação; e uma estrutura curricular que contempla disciplinas teóricas e práticas (estas em contextos ambulatoriais), focalizando o desenvolvimento e a sistematização de tecnologias de cuidado, o aperfeiçoamento profissional, a potencialização e a criação de soluções inovadoras para a prevenção, o tratamento, a reabilitação, a promoção, o cuidado e a atenção à saúde na perspectiva mais ampliada, o que envolve a saúde mental e os processos de vivência psicossociais.

Com o propósito de capacitar profissionais qualificados para o exercício de uma prática ocupacional avançada e transformadora, o Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde, objetiva formar profissionais da psicologia e de áreas correlatas para realizar pesquisas aplicadas a processos de intervenção em clínica ampliada, ambulatorial e em contextos hospitalares. Nessa perspectiva, o curso propõe desenvolver tecnologias de cuidado e contemplar temas emergentes em psicologia e saúde, interligando o conhecimento teórico-metodológico com a sua aplicabilidade nos campos de atuação, investindo, assim, no fortalecimento da psicologia da saúde no Nordeste e no país.

Objetivos específicos:
- ampliar o repertório teórico-metodológico e científico para uma prática clínica em contextos de saúde;
- desenvolver capacidade crítica e autonomia no desenvolvimento de pesquisa aplicada aos contextos de prática em saúde;
- promover a formação de pesquisadores independentes, com conhecimentos amplos sobre diferentes processos de trabalho clínico e o seu potencial de produção    científica;
- fomentar a articulação de profissionais e empresas com vocações complementares para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de cuidado em saúde.

Perfil do Profissional a Ser Formado
Este programa tem por finalidade preparar psicólogas(os) e profissionais graduados na área de saúde e afins, para compreender e atuar em contextos de atenção à saúde de maneira reflexiva, crítica, com elevada competência técnica e ética.

O Mestrado Profissional objetiva o aperfeiçoamento profissional, em uma lógica que entrelaça competências atitudinais, técnicas e conceituais. Assim, organiza-se de forma a combinar com a teoria, a experiência, o ambiente e as capacidades individuais, considerando que a construção do saber-fazer, no âmbito das práxis em saúde tem um caráter prático-social, ancorado em princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, a saber: universalidade, integralidade e equidade.

Outros cursos

Enigma-ti

Campus Brotas

Av. D. João VI, 275 - Brotas

Fone: (71) 3276-8265

posgrad2@bahiana.edu.br

Campus Cabula

Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula

Fone: (71) 3257-8206

posgrad3@bahiana.edu.br

Coordenação Acadêmica

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936