Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde

Linhas de pesquisa

Psicologia e Saúde

LINHAS DE PESQUISA:

  • Práticas de Cuidado e Processos de Intervenção em Clínica Ampliada

    A atenção primária e a secundária constituem-se em campos com distintos níveis de complexidade e abarcam uma grande pluralidade teórico-metodológica e práticas profissionais no âmbito da prevenção, promoção e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, exclusão, processos de adoecimento e em sofrimento psíquico. Essa linha de pesquisa promove investigações nesses contextos, priorizando intervenções de natureza clínica, desenvolvimento de ferramentas de avaliação e cuidado que permitam a produção de um maior grau de autonomia na relação dos sujeitos com seu modo de estar no mundo, discutindo as determinações sociais e psicológicas envolvidas.

    Desenvolve estudos e ferramentas advindas do conhecimento psicológico aplicado a diferentes práticas de cuidado no campo da clínica ampliada ou ambulatorial e em Saúde Mental. Inclui a análise de fatores de risco; suporte psicossocial; estratégias de prevenção, humanização, proteção e assistência à saúde de jovens em contexto de vulnerabilidade; crianças e adolescentes com Transtornos do Desenvolvimento, com ênfase no Espectro Autista e nos distúrbios metabólicos; pessoas com transtornos mentais, portadoras de HTLV; e inclui também pesquisa aplicada às identidades de gênero, violências e saúde da população negra.

  • Psicologia e Intervenções em Contextos Hospitalares

    A partir de diferentes referenciais teórico-metodológicos, desenvolve estudos que focalizam o aprimoramento de profissionais e o desenvolvimento de investigações e de tecnologias de atendimento na interface entre a Psicologia e os diversos problemas de saúde em espaços hospitalares. Seu objetivo é incrementar o conhecimento e desenvolver tecnologias leves e de cuidado que ampliem o potencial de contribuição da Psicologia nesses territórios.

    O contexto hospitalar constitui um cenário complexo que agrega situações que envolvem distintos níveis de sofrimento psíquico e uma variedade incontável de práticas de cuidado que incluem pacientes, familiares, profissionais e equipes que demandam atenção especializada. A presente linha de pesquisa promove pesquisas que articulam processos de trabalho que abarcam variadas técnicas e ferramentas de acolhimento, acompanhamento, avaliação, comunicação, práticas psicoprofiláticas; envolvendo pacientes (adultos, crianças, idosos), familiares, equipes, mas também processos de humanização e de formação de trabalhadores e profissionais da saúde.

Enigma-ti

Campus Brotas

Av. D. João VI, 275 - Brotas

Fone: (71) 3276-8265

posgrad2@bahiana.edu.br

Campus Cabula

Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula

Fone: (71) 3257-8206

posgrad3@bahiana.edu.br

Coordenação Acadêmica

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936