Acompanhe-nos
Facebook Twitter Youtube
Secretarias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Campus Brotas

Av. D. João VI, 275 - Brotas

Fone: (71) 3276-8265

posgrad2@bahiana.edu.br

Campus Cabula

Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula

Fone: (71) 3257-8206

posgrad3@bahiana.edu.br

Coordenação Acadêmica

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936

Residências voltar voltar

A Bahiana oferece quatro programas de residências nas áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Clínica da Pessoa e da Família,  Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade.

 

 

Atendendo às diretrizes curriculares de formação de profissionais de saúde para a consolidação do SUS, os programas supracitados articulam-se, predominantemente, com a rede de atenção à saúde do SUS, possibilitando assistir comunidades carentes, fomentar a qualificação dos cursos de pós-graduação, integrar o ensino de graduação e pós-graduação e produzir pesquisa voltada para as necessidades dos problemas sociais e de saúde enfrentados pelas comunidades assistidas.

A Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial consiste em uma parceria da Bahiana com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Está inserida nos Hospitais Gerais, Roberto Santos e Ernesto Simões, realizando um serviço que presta consultas, cirurgias de médio e grande porte, atendimento de emergência em regime de sobreaviso e acompanhamento de pacientes internados nos referidos hospitais, preenchendo uma importante lacuna social em saúde bucomaxilofacial.  Tem como objetivo a formação em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial para o exercício de todas as atividades desenvolvidas pela especialidade. Esse programa possui carga horária total de 8.040 horas, para o período de três anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece duas vagas anuais para cirurgiões-dentistas.

A Residência Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família constitui-se em uma parceria entre a Bahiana, a Sociedade Hólon e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Acontece no Complexo Comunitário Vida Plena, no bairro de Pau da Lima. O programa integra diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo discentes, docentes da graduação e pós-graduação e a comunidade. Tem como missão estimular o desenvolvimento do potencial humano, realizando atividades para indivíduos, famílias, grupos e comunidades. Sua matriz de funcionamento enfatiza a interdisciplinaridade nas ações profissionais, a multidimensionalidade dos problemas de saúde e a intersetorialidade das ações. O programa possui carga horária total de 5.760 horas, para o período de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece seis vagas anuais, contemplando as seguintes categorias profissionais da saúde: duas vagas para enfermeiros, duas para psicólogos e duas para fisioterapeutas.

 A Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa é ofertada em parceria entre a Bahiana e as Obras Sociais Irmã Dulce. Tem o objetivo de especializar profissionais de saúde no cuidado ao idoso, com desenvolvimento teórico-prático e capacitação qualificada para assistência à saúde, com base nos princípios humanísticos e do SUS, agregando conhecimentos, habilidades e atitudes próprias a serem utilizadas na promoção, proteção e recuperação da saúde. Esse programa possui carga horária total de 5.760 horas, para o período de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece seis vagas anuais,  distribuídas entre as seguintes categorias profissionais da saúde: duas vagas para enfermeiros, duas  para psicólogos e duas  para fisioterapeutas.

Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (RMMFC) é a primeira residência médica oferecida pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Foi credenciada junto ao Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, através da Comissão Nacional de Residência Médica, no ano de 2018 e já participou do edital de seleção nesse mesmo ano.
 
O PRMMFC tem por objetivo treinar médicos em habilidades e competências, comportamentos e atitudes que venham a qualificar a sua atuação na Atenção Primária à Saúde, com foco no individuo ao longo de todos os ciclos de vida sem perder de vista seu contexto sócio familiar , comunitário e o território onde habita. Busca promover a formação para uma prática de cuidado longitudinal, integral, com capacidade para prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação dos principais agravos de maneira resolutiva, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde .
O programa tem a duração de dois anos; possui carga horária total de 4960 e carga horária semanal de 60 horas, sendo que 32h são na Unidade de Saúde da Família, 8h em estágios de aperfeiçoamento clínico nas áreas de ginecologia, dermatologia, pediatria, saúde mental urgência e emergência, doenças infecciosas e o restante em atividades didáticas.

O processo de formação do médico-residente é desenvolvido essencialmente nas Unidades de Saúde da Família, através do atendimento  ambulatorial, atividades educativas comunitárias. Além disto, parte da prática de atendimentos é realizado na unidade do Ambulatório Breve,  estando o programa vinculado preferencialmente a USFs Vale do  Matatu, do Candeal e  Cajazeiras V.   Os Estágios supervisionados ocorrem no Centro Médico da Bahiana Saúde, na UPA de Brotas, no Hospital Couto Maia e outras unidades de saúde. 
A RMFC da Bahiana disponibiliza 6 vagas anuais.
Supervisão e Preceptoria
O corpo docente é formado por preceptores especialistas em Medicina de Família e Comunidade para as atividades específicas da APS e por especialistas das respectivas áreas de estágio, bem como diversas formações para o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas.
 Seleção
O ingresso no programa se faz através de processo seletivo unificado de residência médica coordenado pela Comissão Estadual de Residência Médica – CEREM, seguindo as normas da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

 

 

 

 

 

 

 

 

Campus Brotas

Av. D. João VI, 275 - Brotas

Fone: (71) 3276-8265

posgrad2@bahiana.edu.br

Campus Cabula

Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula

Fone: (71) 3257-8206

posgrad3@bahiana.edu.br

Coordenação Acadêmica

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936