Acompanhe-nos
Facebook Twitter Youtube
Secretarias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas

Av. D. João VI, 275 - Brotas

Fone: (71) 3276-8265

posgrad2@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula

Fone: (71) 3257-8206

posgrad3@bahiana.edu.br

Residências voltar voltar

A Bahiana oferece três programas de residências nas áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Clínica da Pessoa e da Família e Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

 

Atendendo às diretrizes curriculares de formação de profissionais de saúde para a consolidação do SUS, os programas supracitados articulam-se, predominantemente, com a rede de atenção à saúde do SUS, possibilitando assistir comunidades carentes, fomentar a qualificação dos cursos de pós-graduação, integrar o ensino de graduação e pós-graduação e produzir pesquisa voltada para as necessidades dos problemas sociais e de saúde enfrentados pelas comunidades assistidas.

A Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial consiste em uma parceria da Bahiana com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Está inserida nos Hospitais Gerais, Roberto Santos e Ernesto Simões, realizando um serviço que presta consultas, cirurgias de médio e grande porte, atendimento de emergência em regime de sobreaviso e acompanhamento de pacientes internados nos referidos hospitais, preenchendo uma importante lacuna social em saúde bucomaxilofacial.  Tem como objetivo a formação em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial para o exercício de todas as atividades desenvolvidas pela especialidade. Esse programa possui carga horária total de 8.040 horas, para o período de três anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece duas vagas anuais para cirurgiões-dentistas.

A Residência Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família constitui-se em uma parceria entre a Bahiana, a Sociedade Hólon e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Acontece no Complexo Comunitário Vida Plena, no bairro de Pau da Lima. O programa integra diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo discentes, docentes da graduação e pós-graduação e a comunidade. Tem como missão estimular o desenvolvimento do potencial humano, realizando atividades para indivíduos, famílias, grupos e comunidades. Sua matriz de funcionamento enfatiza a interdisciplinaridade nas ações profissionais, a multidimensionalidade dos problemas de saúde e a intersetorialidade das ações. O programa possui carga horária total de 5.760 horas, para o período de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece seis vagas anuais, contemplando as seguintes categorias profissionais da saúde: duas vagas para enfermeiros, duas para psicólogos e duas para fisioterapeutas.

 

A Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa é ofertada em parceria entre a Bahiana e as Obras Assistenciais Irmã Dulce. Tem o objetivo de especializar profissionais de saúde no cuidado ao idoso, com desenvolvimento teórico-prático e capacitação qualificada para assistência à saúde, com base nos princípios humanísticos e do SUS, agregando conhecimentos, habilidades e atitudes próprias a serem utilizadas na promoção, proteção e recuperação da saúde. Esse programa possui carga horária total de 5.760 horas, para o período de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece seis vagas anuais,  distribuídas entre as seguintes categorias profissionais da saúde: duas vagas para enfermeiros, duas  para psicólogos e duas  para fisioterapeutas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936