Acompanhe-nos
Facebook Twitter Youtube
Secretarias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas

Av. D. João VI, 275 - Brotas

Fone: (71) 3276-8265

posgrad2@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula

Fone: (71) 3257-8206

posgrad3@bahiana.edu.br

Responsabilidade Social voltar voltar

Programa Intercursos Interdisciplinar Candeal

O trabalho refere-se a uma atividade de Educação em Saúde implantada em 2006.02 a partir de uma parceria intersetorial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Secretaria Municipal de Saúde do Município. As ações ocorrem com o apoio de equipes do Programa de Saúde da Família das unidades do Candeal e de Santa Luzia,  respectivamente, no Distrito Sanitário de Brotas , distrito onde se localiza o campus II da EBMSP. Essa atividade, de caráter interdisciplinar e multiprofissional, envolve todos os cursos de saúde  (medicina, biomedicina, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia e enfermagem) no nível da graduação. Ela se concretiza em trabalhos de grupo permanentes na comunidade, envolvendo discentes e docentes dos diversos cursos, que compõem equipes de trabalho em parceria com profissionais de saúde dos PSFs. Ao todo são 12(doze) grupos. Os resultados são muito positivos, indicando aumento do autocuidado da comunidade, o enriquecimento da formação de futuros profissionais da saúde no campo da atenção básica e a agregação de valor ao trabalho do PSF com a parceria acadêmica.

Complexo Vida Plena

Localizado no Distrito Sanitário em  Pau da Lima, em parceria com a Instituto Hólon, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e orgãos públicos em nível  municipal e estadual. Organização de utilidade pública, com o objetivo de viabilizar a atenção à saúde  na perspectiva biopsicosocial da promoção à reabilitação, para uma comunidade de 20.000 pessoas, constituindo-se em unidade docente-assistencial interdisciplinar e práticas inovadoras, tais como o estudo sistêmico das famílias, promovendo atividades de estágio, extensão, residência e pós-graduação e cursos variados de qualificação profissional.

Projeto Corações da Bahiana

Projeto este que nasceu da necessidade de uma maior aproximação com a comunidade de pais dos alunos do curso de Medicina e hoje se estende a diversos segmentos da sociedade Bahiana, com foco na prevenção das doenças cardiovasculares, como ações em escola de ensino médio, na Mostra Científica e Cultural, no atendimento de diversas comunidades, professores e estudantes, na Recepção de Calouros, Feiras de Saúde e demais atividades.

Projeto Odonto Unida

No Distrito Sanitário Cabula/Beirú desenvolve programas de saúde bucal,  apoiado em uma completa  estrutura  de atendimento odontológico no Campus do Cabula, Unidade Docente-Assistencial Odontológica/Odonto-Unida, que conta com 140 consultórios odontológicos, distribuídos em 4 ambulatórios, centro cirúrgico, unidade de triagem e urgência e unidades de radiologia, dispõe de 42 unidades de educação em saúde bucal instaladas em amplo “escovódromo”. Constitui-se, assim, no maior complexo assistencial odontológico do Estado onde, em um único local, estão disponíveis todas as possibilidades de atenção em saúde bucal de que uma população necessita e tem-se tornado uma referência estadual para procedimentos de pequena, média e de alta complexidade, inclusive procedimentos estratégicos, prestados às comunidades carentes.

Curso para Gestantes - Saúde da Mulher

Inserir os alunos no contexto da saúde comunitária, promover educação em saúde; acolher informar e sanar dúvidas de gestantes quanto ao parto, puerpério, cuidados com o bebê e estimular vinculo afetivo mãe-filho na garantia da saúde materno-infantil.

Feira de Saúde na Paróquia Nossa Senhora de Brotas

Ação de promoção, detecção e prevenção em saúde.

Oficina Produtiva e Feira de Artesanato

A atividade tem a proposta de reunir usuários dos serviços assistenciais, professores, alunos e funcionários da Bahiana para um encontro com diversas técnicas do artesanato, além de estimular o aprendizado e a geração de renda. A oficina também propõe a troca de experiência como uma ferramenta de reflexão sobre a inclusão social.

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Av. Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936